sábado, 14 de julho de 2012

Propostas na área de Meio Ambiente


Lixo Doméstico:
Em 2008, a coleta seletiva atingia 0,6%, enquanto a média nacional alcançava 5%. Agora em 2012, o índice de Canoas chegou a 8% e a média nacional atingiu 11%. O aumento da nossa eficiência foi expressivo, porém, continuamos abaixo da média nacional.
As propostas para melhoria da eficiência da coleta seletiva em Canoas:
Melhorar a divulgação dos horários de coleta seletiva nos bairros, considerando os condomínios residenciais no agendamento do recolhimento do lixo seco;
Incluir os condomínios residenciais (edifícios e casas) neste agendamento da coleta seletiva, exigindo que as lixeiras sejam identificadas para separação dos resíduos gerados pelos seus moradores;
Integrar os catadores de material reciclável no programa de coleta seletiva da cidade, oportunizando sua inclusão social, a regularização da atividade e sua viabilidade econômica além dos galpões de triagem dos materiais.

Esgoto doméstico:
Com relação ao esgoto doméstico é fundamental que o município amplie seu papel de fiscalizador sobre os serviços da CORSAN e exija a melhoria e ampliação na coleta e tratamento do esgoto. Em 2008, apenas 2,5% do esgoto coletado de Canoas é tratado. Agora, o tratamento de esgoto superou 6%, muito inferior à média nacional que se aproxima de 20%.
A Câmara de Vereadores deve ter um interlocutor junto aos governos estadual e federal auxilie na solução dos problemas de saneamento básico de Canoas.

O SÍMBOLO DESTA LUTA: O Araçá é o único arroio que pertence a Canoas, sua nascente se encontra na Fazenda Guajuviras, atravessando a cidade do sentido leste-oeste e desaguando no Rio dos Sinos no bairro Mato Grande.
Portanto, o Araçá é um símbolo socioambiental, tem grande relevância histórica e os trechos não canalizados devem ser preservados e a mata ciliar recomposta. É possível criar uma bela área de lazer ao longo do seu leito, combinando praças, ciclovias e pista de caminhadas.

Espaços de turismo e lazer
Parques:
Destacam-se os parques Eduardo Gomes (B. Fátima) e o Getúlio Vargas (B. Mal. Rondon), que acolhem grande público e atrações culturais devido a sua localização privilegiada. Porém, existem outros locais que poderão ser melhores aproveitados, com destaque o Centro Olímpico (B. Igara).
São patrimônios ambientais de Canoas, a Fazenda Guajuviras e a Praia do Paquetá (Mato Grande), que se encontram nas regiões mais carentes da cidade (infraestrutura). Essas áreas merecem maior atenção, por suas belezas naturais e seu possível crescimento desordenado.
Junto à Fazenda Guajuviras, o município deve incentivar a instalação de parques temáticos de lazer, que privilegiem o turismo-ecológico ou turismo-aventura, essas atividades serão operacionalizadas por meio de caminhadas orientadas, arborismo, entre outros. Estimulando-se a preservação da biodiversidade local e paralelamente, estimula-se a geração de emprego na área de serviços (construção civil, zeladoria, gastronomia, conservação e limpeza).
Na Praia do Paquetá, é possível desenvolver projeto semelhante, integrando o turismo-aventura ou turismo-ecológico ao rio dos Sinos, bem como, criar um parque náutico, constituído por marinas privada e pública, as quais, também gerarão empregos para a comunidade local.
O fundamental nessas duas propostas é requerer aos empreendedores a criação de projetos socioambientais que possibilitem o uso do parque (instalações/atividades) pelos alunos matriculados nas escolas públicas municipais, a fim de se melhorar a consciência ecológica de seus alunos, como meio de compensação aos possíveis benefícios fiscais concedidos pelo município.

Praças e ciclovias:
Criar as normas necessárias aos programas de adoção de praças e espaços afins pelas empresas vizinhas em troca de espaço de publicidade nas lixeiras e placas de identificação do local. As adoções também poderão ser realizadas por clubes e associações de bairros, a fim de se reaproximar a comunidade do patrimônio, que ocasionará a redução das depredações. A infraestrutura de lazer deve contemplar também as necessidades dos idosos.
Debater a reinstalação da ciclovia na Av. R. G. do Sul (Mathias Velho), pois além do lazer, é uma via de transporte alternativo e de integração ao TRENSURB.
Discutir sobre a criação de uma ciclovia na Av. Boqueirão, oportunizando-se assim, o Eixo Guajuviras - Mathias Velho integrado à estação do metrô.
Propor a criação da ciclovia dos parques ligando o Capão do Corvo ao parque Eduardo Gomes, sendo o trajeto aberto aos ciclistas nos domingos.
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário